Comprar um CRM vale a pena para micro e pequenas empresas?

Que o mercado tem 8 mil soluções de marketing disponíveis, você já sabe. E que uma dela é o CRM, você também já sabe. Pois bem, será que assinar ou comprar uma licença de CRM vale mesmo a pena?  E será que, através do CRM sua empresa pode mesmo captar mais clientes? 

Bom, começar pela organização da base de dados pode ser o modo mais fácil de trabalhar com seus atuais clientes. Além disso, ajuda a captar novos. Portanto, o CRM é a ferramenta de automação que você pode usar para gerenciar melhor seus contatos. E também criar um fluxo automático para parte de sua entrada de dados. De acordo com a pesquisa da Validity, quando os dados são limpos e confiáveis, 85% dos reports fornecem insights mais precisos que resultam em mais conversões para o time de vendas. 

Comprar um CRM para gerenciar relacionamento, vale a pena?

Por isso, o CRM é a tecnologia de automação criada para gerenciar o relacionamento e interações da sua empresa com clientes e potenciais clientes. O objetivo é simples: melhorar as relações comerciais, independente do porte e área de atuação do seu negócio. 

De acordo com a Bynder, 91% das empresas usam algum software de CRM para os times de vendas e marketing. E como saber se o seu negócio de pequeno ou médio porte precisa dessa solução? Basta analisar seus recursos, ou seja, o orçamento disponível e responder a essas questões: 

 É necessário manter uma lista central de informações sobre seus leads e clientes? Essas informações encontram-se em lugares diferentes? Você consegue encontrar as informações quando precisa? 
 Seus clientes estão interagindo regularmente com várias pessoas em sua equipe? Como todos mantêm o controle de onde a conversa com qualquer cliente parou? 
 Há dificuldades em entender a produtividade de sua equipe de vendas? Sua equipe de vendas segue um processo estruturado? 

Se você respondeu sim a uma ou mais das perguntas acima, é provável que sua empresa possa se beneficiar de um sistema de CRM. Os benefícios de se obter um CRM estão na gestão inteligente dos seus leads, além de permitir ao seu time de vendas priorizar quais clientes devem atender primeiro e alinhar seu pipeline junto ao time de marketing. Além de permitir relatórios em tempo real para acompanhar a jornada do seu futuro cliente. 

Mas outra dúvida permanece: qual fornecedor escolher? 

De acordo com Gene Marks, que fez um review para a Forbes sobre o CRM do Hubspot: “Bom, se o CRM deles é a melhor opção para sua empresa? Na verdade, não depende tanto do que a HubSpot faz, mas do que você pode fazer com o que ele oferece a você”. Se você não está familiarizado com o HubSpot, deveria estar, de acordo com Marks. A empresa se tornou uma plataforma muito popular entre as empresas de pequeno e médio porte, com crescimento impressionante nos últimos anos. 

A Hubspot combina um módulo de CRM gratuito e assinaturas pagas para sua oferta de marketing, que inclui serviços para ajudar seus clientes a capturar e converter leads em clientes potenciais por meio de atividades de inbound marketing, incluindo criação de blog, publicações em rede social, automação de marketing e otimização de mecanismo de busca, o famosos SEO.

Então, comprar um CRM vale mesmo a pena?

De acordo com as declarações da Hubspost, apesar de não ignorar as pequenas empresas, seu principal alvo é o mercado intermediário mal atendido. Para Gene Marks, por exemplo, isso significa que são as empresas que geralmente têm receitas e funcionários suficientes para pagar pelo menos um profissional de marketing em tempo integral. No caso brasileiro com 7,5 milhões de empresas de micro e pequeno porte, ou seja, 43,3% do mercado, a Hubspot tem um interesse em entrar no país. Porém, de acordo com Marks, uma empresa muito pequena – digamos com menos de 20 funcionários – geralmente, não é uma boa usuária do HubSpot. Isso devido ao custo-benefício entre assinar a plataforma, custos com profissional interno e geração de demanda. Para ele, o melhor é considerar a contratação de um parceiro de marketing externo que use a HubSpot. 

E quais as novidades da empresa para o mercado?

A Hubspot, anunciou no seu evento INBOUND 2020, algumas novidades que podem beneficiar o mercado brasileiro. Antes o pacote Starter do Marketing Hub incluía alguns recursos de automação como e-mail marketing, gerenciamento de anúncios e número de contatos limitados por um preço mais acessível. A novidade está por conta da possibilidade de registrar novos contatos e pagar somente pelos quais você envia e-mails ou cria anúncios.  

O que significa que você pode gastar menos tempo se preocupando em atingir os limites de contato da sua conta e mais tempo fornecendo uma excelente experiência de ponta a ponta ao cliente. Além disso, os preços dos contatos em escala tornam os contatos individuais mais baratos à medida que você cresce, proporcionando maior economia. Outra novidade é o uso cada vez maior de dados para personalizar e segmentar seus e-mails baseado no comportamento do futuro cliente, uma tendência cada vez mais presente.  

Todas essas são ferramentas poderosas e podem ajudar seu negócio crescer. Mas, como qualquer ferramenta, eles devem ser usados ​​pela pessoa certa e investir nas habilidades do seu profissional de marketing pode ser o primeiro passo diante da automação necessária.