As soluções de marketing que toda empresa precisa ter

Você sabe quantas soluções de marketing existem disponíveis no mercado hoje? Pois é, muitas.. mais de 8 mil aproximadamente. E se você precisasse decidir quais usar, ainda mais se a sua empresa for pequena, por onde começaria? Bom, nós da Agência ICB vamos trazer algumas dicas de especialistas neste artigo, a começar por: menos é mais!

O Chiefmartec.com faz uma varredura das soluções de martech, ou seja, tecnologias para marketing disponíveis no mercado no primeiro trimestre de cada ano. É o Marketing Technology Landscape que mapeia as principais áreas e subcategorias das tecnologias usadas pelos departamentos de marketing. E de acordo com o estudo, 2020 registrou o total de 8.000 soluções. Logo, um crescimento de 13,6% em relação à 2019, que fechou com 7040 soluções. Portanto, no cenário antes da pandemia, das soluções mapeadas, 1 em cada 5 não existia no ano passado.  

E quais foram as categorias que mais cresceram?

Até o momento, tecnologias para gerenciamento e análise de dados são de longe a categoria que mais cresceu, com um aumento de 25,5%. Isso faz sentido, em consequência do aumento constante de produção de dados. Porém, o problema tem sido saber como usar os dados com qualidade, conforme atesta a pesquisa da Validity (CRM Data Management, 2020). Por exemplo, a ausência de uma governança, como já apontamos aqui no blog, má gestão e a fraca análise dos dados impendem o uso pelos departamentos de marketing para otimizar as decisões e segmentar as campanhas. 

Por sua vez, outro grande problema apontado pelos líderes e diretores das áreas de marketing, é a efetividade das soluções adotadas pela empresa. De acordo com o Gartner, esses diretores relataram, que em 2019 utilizam apenas 58% dos recursos disponíveis. Ou seja, as dificuldades vão desde a falta de treinamento até as habilidades dos profissionais operacionais para trabalhar com essas soluções. Por outro lado, a integração entre todas as tecnologias de marketing da empresa também é um desafio. 

De acordo com Benjamin Bloom, analista sênior do Gartner for Marketers: “As equipes de marketing estão deixando o potencial da tecnologia inexplorado, colocando em risco seu impacto. Contudo, a resposta não é necessariamente mais tecnologia e sim, a tradução da tecnologia de marketing em eficácia comercial. Com a incerteza econômica atual, as equipes de marketing precisam se concentrar em se tornar mais ágeis – colocando ênfase extra no treinamento, talento e integração do sistema”

Então, por onde começar a automatizar seu marketing? 

O núcleo de tecnologia do seu marketing precisa dar suporte a todo o seu flywheel que é: atrair, envolver e fidelizar. Por isso, você precisa gerenciar e compreender o comportamento do seu futuro cliente, principalmente com as mudanças nos hábitos de consumo.

Por sua vez, algumas tecnologias surgiram para apoiar cada etapa do processo. Conheça as principais:

Automação de marketing (MAP):

Sem dúvida, a melhor opção para gerenciar o alcance e atrair interesse. As soluções de automação permitem que você venda mais facilmente usando vários canais digitais como e-mail, rede social, site, etc. Então, a automação de marketing, ajuda a agilizar e automatizar funções manuais de marketing como segmentação de clientes e gerenciamento de campanhas. As opções mais procuradas do mercado, de acordo com o tamanho da empresa são: Marketo, Leadlovers, RD Station e HubSpot. 

Gerenciamento de conteúdo (CMS):

Assim como o sistema MAP ajuda na automação, para poder supervisionar experiências e conversão da web existe o CMS. O Content Management System, ou seja, o CMS, serve para apoiar a criação de conteúdo digital por vários usuários. Criados inicialmente para gerenciar o conteúdo de sites, a solução evoluiu para fornecer um conjunto muito mais amplo de recursos em canais digitais. Muitos CMS agora aproveitam as informações do visitante para moldar experiências mais personalizadas. Portanto, as opções mais populares são: Wordpress, Locaweb, Magento e Wix. Inclusive, a Hubspot embarcou na onda e está lançando seu novo CMS. 

Gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM):

Um CRM ajuda as empresas a manter um registro centralizado dos contatos comerciais, sejam eles usuários finais, clientes em potencial, clientes ou parceiros. Um sistema de CRM bem integrado compila dados do espectro de canais de comunicação, incluindo o site da empresa, telefone, e-mail, chat e mídia social. Por meio do CRM, as empresas aprendem mais sobre seu público e como atender às necessidades, problemas e demandas que esse público tem. Algumas opções do mercado são: Salesforce, Pipedrive, Oracle, RD Station e Hubspot. 

Por fim, essas são as tecnologias essenciais de que toda empresa precisa para gerenciar todo o ciclo do marketing. No entanto, essas não são as únicas tecnologias de que você provavelmente precisará, mas já é um bom começo para escolher entre as 8 mil opções disponíveis. Acompanhe nosso blog para algumas avaliações e outras tendências de martech.