Afinal, o que são soft skills?

Definições e exemplos do que são soft skills e como elas afetam diretamente você.

Já sei, você deve estar pensando: “mais um termo em inglês da moda”. Pois saiba que não. Antes de achar que soft skills são, apenas, mais um termo em inglês “da moda”, vamos entender o que são, a definição e alguns exemplos para que assim você saiba como elas podem afetar a sua carreira.

Bom, antes de mais nada, vamos traduzir o termo para encaixar em nossa realidade. Soft skills são: habilidades comportamentais ou habilidades interpessoais. Que por sua vez incluem, mas não se limitam a, forma como você interage com seus colegas, a gestão de tempo e tarefas além da capacidade de resolução de problemas. Ou seja, são detalhes sobre você e sua personalidade. Portanto, elas independem da qualidade ou quantidade de habilidades técnicas que você tem para uma função. Explicado isso, vamos nos aprofundar um pouco mais.

O que são soft skills?

Conforme eu acabei de explicar no parágrafo acima, as soft skills são habilidades suas atreladas, na maioria das vezes, a sua personalidade e forma de pensar. Então, tudo o que for habilidades interpessoais ou com pessoas, de comunicação, de escuta, gestão de tempo e empatia, além de outras, é claro, são exemplos claros do que é uma habilidade comportamental.

Como funcionam as soft skills?

Essas habilidades comportamentais são muito importantes para o seu sucesso em qualquer cargo ou função. Por isso, quase toda vaga de trabalho publicada, costuma pedir uma ou mais dessas habilidades. Além disso, outro fator que torna as soft skills tão importantes é o fato de, serem habilidades adaptáveis. Logo, elas independem dos outros e dependem mais de você. O que torna você uma pessoa flexível e adaptável, algo extremamente importante em um mundo em constante transformação.

Soft skills costumam ser bastante cruciais nas funções de pessoas que interagem com o consumidor, ou público final. Isso porque pessoas nesses cargos costumam atender diretamente a carteira de clientes da empresa. E vamos combinar, precisamos de muitas habilidades para contornar algumas situações com clientes, não é mesmo?! Pense assim, são habilidades que você gostaria que tivessem em qualquer lugar onde você fosse comprar ou consumir algo.

Tipos de soft skills:

Pois bem, até aqui vimos a definição e como funcionam na práticas as soft skills. E para facilitar, vamos separar em tipos, anote!

As soft skills podem ser divididas em 3 grupos principais: atributos pessoais (aqueles não físicos, ok?!), traços de personalidade e habilidades de comunicação. Então, as soft skills é que vão definir como você interage com as pessoas, aqui no caso estamos falando de trabalho, mas isso vale para a vida como um todo. Vamos ver o que compõe cada um desses 3 grupos?

Atributos pessoais:

Os atributos pessoais incluem, por exemplo, ética, adaptabilidade, confiabilidade e pensamento orientado à solução de problemas, entre outros atributos.

Traços de personalidade

Os traços de personalidade se definem por, positividade, motivação, trabalho em equipe, gestão de tempo e pensamento crítico. Claro, que como no caso acima temos outros traços mais particulares de cada pessoa.

Traquejo e comunicação

Por fim, mas não menos importante, temos a comunicação. A habilidade de nos comunicarmos bem é primordial. Aqui, por exemplo, entram aspectos como: a própria comunicação em si, resolução de conflitos além de habilidade de resolução de problemas. Portanto, a comunicação vai além do ato de falar apenas.

E como aprender soft skills?

Diferentemente das habilidades técnicas, as comportamentais tendem a se desenvolver ao longo da vida. Por isso elas têm um valor diferente. Não conseguimos aprender isso tudo em uma sala de aula comum. Logo, elas estão mais para insights e leituras que temos a partir da convivência que temos com outras pessoas. Inclusive, isso se dá desde a infância, por isso a socialização de crianças é importante.

Dito isso, muitos programas de treinamentos têm contemplado a análise e ensino de soft skills, assim como as outras, que variam desde gestão, agile, entre muitos outros treinamentos para executivos ou não.

Se você já trabalha há um tempo, há grandes chances de ter desenvolvido algumas destas habilidades. Uma vez que, socar os coleguinhas não é opção. Mas, brincadeiras a parte, quanto mais tempo de mercado você possui, mais experiência tem, tanto em habilidades técnicas como em comportamentais. Para quem está ingressando em uma carreira agora, as chances de aprender em um estágio, programa de verão ou até mesmo na faculdade e em programas de voluntariado é maior. Sabe aquele famoso trabalho em grupo? Ou o TCC? Então, sentiu o drama daqui, né?

Sabe aqueles momentos de uma entrevista, em que sempre te perguntam sobre como você agiria em uma situação ou problema? Ou onde você se vê daqui “x” tempo? Ou até pedem o relato de um desafio e como você encarou a situação? Pois é, são suas soft skills sendo avaliadas pelo entrevistador ou gestor da vaga. Mantenha-se sempre alerta para responder bem essas perguntas. Não é para mentir, mas sim dedicar atenção.

Neemat Eid

Como destacar suas habilidades comportamentais?

Há alguns dias, nós compartilhamos um texto completo sobre como revisar seu CV com foco nas soft skills, não deixe de conferir. Mas, deixa eu dar uma resumida rápida, assim como você descreve suas habilidades técnicas, você precisa descrever as soft skills. Algumas são de fácil leitura, outras não, então, sempre melhor pecar pelo excesso do que pela falta.

Além de colocar no currículo, você pode abordar as melhores durante a entrevista dentro do contexto das perguntas. Por exemplo, o gestor de uma vaga está te perguntando sobre suas habilidades em CRM, você pode falar delas, e sutilmente contar um caso ocorrido, algo como, a lista de participantes de um evento que se perdeu e como você lidou com a situação. Garantindo ao final acesso àquele material tão importante a todos que eram de interesse. Mas, o mais importante, não minta.

Por fim, você pode demonstrar suas habilidades comportamentais nas dinâmicas de grupo quando tem no processo. Ou quando é pedido a entrega de um plano ou material. Antes que você pense como, já te explico: seja pontual, aprenda a ouvir antes de falar, entregue mais do que foi pedido. São uma infinidade de possibilidades.

Treine as soft skills assim como você treina qualquer habilidade técnica. São elas que vão te garantir um lugar na mesa, sempre.

Neemat Eid

Enfim, hoje eu fico por aqui mas devo passar mais algumas vezes aqui pelo blog da Agência ICB para mais textos como esse.


Saiba mais sobre soft skills no UpdateMe 2020!